Sobre a revista

Conheça a Quatro Cinco Um

Quatro Cinco Um: de grandes leitores para grandes leitores

A Quatro Cinco Um é uma revista mensal de crítica de livros, publicada pela Associacão Quatro Cinco Um.

Editada por Fernanda Diamant e Paulo Werneck, a revista cobre cerca de 20 áreas da produção editorial, com resenhas dos lançamentos no país e serviço jornalístico voltado para o leitor de livros. A Quatro Cinco Um estreou em maio de 2017, com 40 páginas e tiragem de 32 mil exemplares, dos quais 27 mil são encartados nos exemplares de assinantes da revista Piauí até o mês de outubro de 2017. 

Com ênfase em não ficção, em especial as áreas de política, economia, ciências e cultura, mas sem deixar de dedicar atenção à ficção brasileira e estrangeira, a Quatro Cinco Um é um panorama mensal das novidades editoriais. Em linguagem clara, sem jargões nem hermetismo, as resenhas são assinadas por nomes de destaque da crítica e da cultura, especialistas ou não - mas sempre grandes leitores.

Design

O projeto gráfico, de Daniel Trench e Celso Longo, evoca o formato dos “book reviews” norte-americanos e britânicos como o New York Review of Books e o London Review of Books. A fonte tipográfica utilizada, a elegante Financier, foi desenvolvida para o jornal britânico Financial Times e é própria para a leitura de textos longos. O conforto do leitor também pautou a escolha do papel no qual a revista é impressa, Pólen, desenvolvido especialmente para livros.

Parcerias

A publicação tem sua realização viabilizada por parcerias na área de distribuição (Piauí), papel (Pólen) e impressão (Ipsis). Além dos exemplares ofertados aos assinantes da Piauí, a Quatro Cinco Um está à venda em livrarias, bancas e por assinaturas. O preço de capa é R$ 17.

Expediente

Editores
Fernanda Diamant e Paulo Werneck

Produção editorial
Julia Monteiro

Editor-assistente
Mauricio Puls

Projeto gráfico
Daniel Trench e Celso Longo 

Produção gráfica
Aline Valli 

Operações
Beatriz Muylaert

Conselho Fundador
Kati de Almeida Braga, Persio Arida, Teresa e Candido Bracher, Arminio Fraga, Otavio Frias Filho, Angela Gutierrez, Fernando Moreira Salles, Alfredo Nugent Setubal, Celso Lafer, Guilherme Leal, Luiz Orenstein, Guilherme Passos e Pedro Passos, Neca Setubal

Apoio
Papel Pólen, Ipsis, Piauí